UMA CRÔNICA GENUINAMENTE SANTANENSE:

CONTISTA DA LOUCURA NA RUA DOS LAMPIÕES APAGADOS

Brenno Accioly, de Santana do Ipanema, tornara-se um dos contistas mais expressivos da Língua pátria. Levado pelas mãos do jovem sertanejo, Clodolfo Rodrigues Melo, à redação do Jornal do Commercio, em Recife, por volta de 1940. Naquela época, publicara seu primeiro conto.

Todos em Santana conhecem Dr. Clodolfo. No milênio passado, Clodolfo chegara ao Estado pernambucano em um trem, de Maceió, para fazer o pré-médico (espécie de pré-vestibular em Medicina). Viajaram Brenno e Clodolfo. Ficaram em uma pensão.

Saíam à noite. Conheciam mulheres da Veneza Brasileira; pontes por onde andaram os poetas Castro Alves, Rui Barbosa, Manuel Bandeira, Augusto dos Anjos:

Recife. Ponte Buarque de Macedo
Eu, indo em direção à casa do Agra,
Assombrado com a minha sombra magra,
Pensava no Destino, e tinha medo!

Na austera abóbada alta o fósforo alvo
Das estrelas luzia... O calçamento
Sáxeo, de asfalto rijo, atro e vidrento
Copiava a polidez de um crânio calvo.

Lembro-me bem. A ponte era comprida,
E a minha sombra enorme enchia a ponte,
Como uma pele de rinoceronte
Estendida por toda a minha vida!

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..............etc. (in As Cismas do Destino).

O redator chefe do Jornal do Commercio era um alagoano, Esmaragdo Marroquim – caso a memória não de furto me seja perfídia. Em Santana do Ipanema, no comércio do pai, Clodolfo rascunhava um papel quando fora surpreendido com a visita de um amigo da família. Inquirido a respeito do que escrevia, despertara ao visitante do Sertão alagoano o interesse em indicar Clodolfo ao emprego de revisor no Jornal do Commercio.

Clodolfo chegara ao Recife com uma carta de apresentação. Estava empregado. Brenno a insistir com a publicação de seus contos na imprensa, atendera-lho amigo Clodolfo. Afinal, o escritor sem ser lido fada-se ao anonimato eterno. Brenno disto estava crente.

Lêdo Ivo, contemporâneo de Brenno Accioly. Tanto um quanto o outro, com avidez, popularizaram literatura das Alagoas. Na capital da república, Rio de Janeiro, lançaram-se em 1943. Os teóricos em Literatura encontraram em Brenno Accioly algo inédito. Brenno escrevia sobre personagens comuns em cidades pequenas com um quê de originalidade. Os loucos. Contista da loucura, pois no mundo literário do autor estão Agissé, Pony... O escritor, de aguda perspicácia, médico de profissão e funcionário público, referia-se ao antigo revestindo-o em nova roupagem. A vida boêmia dos funcionários públicos, lega-lhos sobejo de tempo nos prazeres da literatura.

Certa noite recifense, Brenno e Clodolfo andavam nas ruas. Disse-me o médico, ainda no outro milênio: “Marcello, Brenno olhou uma rua escura e comentou acerca da matéria-prima para mais um de seus contos: Rua dos Lampiões Apagados”. Clodolfo riu, então, sua feliz gargalhada característica. Parou. Estava no passado. Os dois amigos de juventude santanense acabavam de sair da casa de umas amigas. Anchos. Tarde da madrugada. Hora na qual os lampiões de iluminarem as ruas e as ideias estão frios. (Crônica do sertanejo Marcello Ricardo Almeida, publicada em livros e jornais na virada do milênio).

OS ELEMENTOS DA CRÔNICAem "Contista da loucura na rua dos lampiões apagados"

Eu naveguei em águas profundas onde publicada estava em vários sítios na web esta crônica de M. R. Almeida intitulada “Contista da Loucura na Rua dos Lampiões Apagados”, que a considerei uma crônica genuinamente santanense. Ela possui o espírito da crônica – o cotidiano – e, apesar de inovações, preserva o espaço, o tempo como principal aliado, a realidade onde o narrador interfere e, principalmente, o conteúdo que agrada e atrai.

O cotidiano – ...?...
O espaço – ...?...
O tempo – ...?...
A realidade – ...?...
O narrador – ...?...
O conteúdo – ...?...

Além destes elementos, o autor trabalha com intertextualidade ao incorporar o enigmático poeta Augusto dos Anjos e sua narrativa sobre Recife, PE, na Ponte Buarque de Macedo. Cronos está presente em “Contista da Loucura na Rua dos Lampiões Apagados”, porque M. R. Almeida estabelece histórico diálogo com quem transformou pela primeira vez Santana do Ipanema em literatura com o livro “João Urso”. A juventude santanense, em meados do século XX, conhecera o prestigiado Brenno Accioly, e Dr. Clodolfo testemunhou o nascimento de “Rua dos Lampiões Apagados”.




Maria do Socorro Ricardo
Escritora e pesquisadora