LITERATURA COM CONTEÚDO POLÍTICO






Maria do Socorro Ricardo
escritora e pesquisadora
http://apoesiademariadosocorroricardo.blogspot.com/






Hoje, eu acordei e estabeleci comigo mesma que comentaria dez livros dos livros que são de variadas temáticas e literatura com conteúdo político de outro escritor santanense. Sem uma obediência cega a ordem cronológica de suas publicações:




1. Não, de 1989. Este livro escrito ainda nos anos setenta, no século passado, quando o Brasil atravessava outros momentos políticos. Embora escrito em uma década, só foi publicado no final da década seguinte. Editado em 1988, o seu lançamento se dá em 1989. Durante o período de 1970, o autor elaborava seu método Teatro-Feijão-Com-Arroz. Está presente em vários aspectos de sua obra a dramaturgia que vem escrevendo há trinta anos.

As peças de teatro, os contos, as crônicas, os poemas fizeram do “NÃO” uma estreia em livro deste autor com nova proposta no mercado editorial, que é o de unir variados gêneros de uma mesma autoria em único livro. Oferece, com temáticas diversas, um universo cheio de faces literárias distintas. Ora poemas, ora dramaturgia, teatro radiofônico, rádio-teatro, ora crônica, ora conto, ele estende os seus braços de escritor com multifacetadas escrituras.

O título deste livro poderia ter sido “SIM” em lugar de “NÃO”. Livro este que, na capa, revela-se como uma interrogação. Qual o conteúdo do “NÃO”, quais os seus conteúdos, de que fala, como fala, onde fala, para quem fala?

a) De que mundo este livro “NÃO”, de Marcello Ricardo Almeida?

b) Qual Brasil o livro “NÃO” está mostrando?

c) Como o escritor escolhe e intitula os seus livros?

d) Quais os simbolismos presentes?

Escolher o título, às vezes, torna-se mais demorado se comparar ao conteúdo escrito do próprio livro. Outros títulos vêm súbitos, sem os autores imaginarem como; às vezes, na Arte, os títulos aparecem durante sonhos. No livro “NÃO”, de intrincadas personagens teatrais, de contos objetivos como este “O Homem e Seu Tempo”. Um conto na sua extensão certa, os elementos do conto bem distribuídos, a sua forma sem fôrma. Um escritor versátil, após outras publicações, no intervalo entre “NÃO” e “As Ruas”, esta volumosa publicação onde não só se repete as criações literárias conhecidas no livro “NÃO”, mas acrescenta o autor novas facetas em sua escritura, no dizer do maior contista catarinense, Silveira de Souza, da Academia Catarinense de Letras, “um cotidiano narrado em linguagem sui generis, na qual Marcello mistura o grotesco, o onírico, o real, o fantástico, o humor, o satírico e o trágico num estilo singular, com seus neologismos, onomatopeias, expressões coloquiais, junções de palavras e descrições inusitadas. Há um humor que perpassa todas as páginas. Numa linguagem contundente pelo sarcasmo, na qual sobressaem situações grotescas. As palavras conscientemente se deturpam. Na verdade, será perda de tempo especular-se a propósito de gênero literário quando se trata de Marcello Ricardo Almeida, um bruxo bem-humorado com seu caldeirão fervente”.




2. As Ruas, de 1992;


3. A Ignorância do Estudante: Filosofia do Direito estudantil, de 1998;





4. Ideias Políticas de Filosofia Educacional: uma proposta crítica mudando a estrutura autoritária escolar - da escola básica à universidade, de 1998;





5. Uma Teoria do Paradoxo: uma poética contemporânea nova, de 1999;




6. As Famosas Aventuras (não autorizadas) de GH na Cidade Barigadechope, de 1999;




7. Ein Prosit, Dionísio: aspectos míticos da Oktoberfest, gêneros literários e outros, de 2002;




8. Que Achas do Padre Beber em Serviço? EDUFSC, de 2004;




9. O Dente Cariado de MonaLisa, de 2005;




10. Ética na Escola: teoria e prática no cotidiano escolar com peças de teatro sobre o assédio moral, fibromialgia, Síndrome de Burnout, etc, de 2008.





(EM CONSTRUÇÃO comentário)